segunda-feira, 27 de junho de 2011

1º SEMINÁRIO DE DESPORTO DA CÂMARA DE SANTIAGO DO CACÉM

O 1º Seminário de Desporto organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém decorreu no sábado, no Auditório Municipal António Chainho com a presença de uma centena de participantes e terminou de uma forma “ bastante positiva”, de acordo com Pedro Vilhena, responsável pelo Serviço Municipal de Desporto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que destacou “a qualidade dos oradores, especialistas nos temas de gestão e treino desportivo que trouxeram a Santiago, alguns estudos científicos nas áreas do debate”. “Gestão e Treino Desportivo” foi o tema deste 1º Seminário de Desporto. A plateia foi constituída maioritariamente por dirigentes associativos, atletas, treinadores, licenciados e estudantes de desporto. A Vereadora do Desporto na Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Margarida Santos também marcou presença nos trabalhos. Logo após a sessão de abertura, feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, que deu as boas vindas aos participantes, Abel Correia, professor da Faculdade de Motricidade Humana abordou a questão das “Marcas no Desporto”. Abel Correia disse que “é possível em clubes pequenos termos uma grande marca, desde que esse clube obtenha a lealdade das pessoas que se vai conquistando através da qualidade dos serviços prestados à comunidade”.
Segundo o Professor estes seminários são importantes para os denominados clubes mais “pequenos”, porque pode contribuir para “ajudar a uma melhor gestão, uma vez que cada vez há menos apoios financeiros e mais concorrência”. “Planeamento no Clube Desportivo” foi o tema
da intervenção de Carlos Colaço, também docente na Faculdade de Motricidade Humana, para quem é “imprescindível um grande conhecimento da estrutura da organização, para se perceber quais os objectivos que se pretende atingir”. Vários dirigentes de clubes de Santiago do Cacém
marcaram presença no seminário. António Quintas, do Clube de Patinagem Miróbriga aplaudiu este tipo de iniciativas, sublinhando que “se trata de uma mais valia para a comunidade desportiva do concelho e em particular para o clube que representa”. Também António Chainho, do Kotas Bike Team assistiu ao seminário que no seu entender “ajuda-nos a crescer e dá-nos alguns conhecimentos científicos que irei tentar aplicar”. O Seminário teve duas partes distintas. Durante a manhã foi abordada a gestão dos clubes, durante a tarde o tema em destaque foi o treino desportivo com a intervenção de João Barnabé, licenciado em Educação Física e ex – jogador, treinador e ex- seleccionador nacional de futebol de praia. José Rachão antigo jogador de futebol profissional e actual treinador encerrou os trabalhos com uma abordagem sobre a Metodologia do Treino no Futebol Profissional.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém pretende dar continuidade à iniciativa e em 2012 pretende organizar um outro seminário sobre desporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

ÚLTIMAS NOTÍCIAS MAIS LIDAS