quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MORA PALCO DO MUNDIAL DE PESCA DE CLUBES 2012

O 32º Campeonato do Mundo de Pesca de Clubes realiza-se, de 1 a 3 de Junho de 2012, na Pista Internacional de Pesca Desportiva de Cabeção, concelho de Mora.

Participam 180 atletas de 30 países mas a comitiva da organização, incluindo treinadores, delegados, árbitros e secretariado, mobilizará mais de 700 pessoas. A edilidade espera nos três dias do campeonato cerca de 10.000 visitantes.

A escolha de Mora deve-se às condições naturais das ribeiras que passam pelo concelho, a par com a existência de uma pista internacional da modalidade.

De facto, segundo a autarquia, “a Pista de Pesca Internacional de Cabeção retoma os velhos tempos cativando para este espelho de água 33 provas de pesca federadas só este ano”, refere o município, adiantando que “contam a participação de pescadores de elevado prestígio Nacional e internacional no que ao mundo da pesca desportiva de água doce diz respeito”.

Assim, entre provas agendadas já realizadas e a realizar contam-se oito provas para o campeonato Nacional; seis provas para o Concurso Nacional; 12 provas para o Regional (1º e 2º divisão); duas Provas da Taça de Portugal (FEDER) sendo uma destas a final; e cinco provas de clubes, de entre os quais o Sport Lisboa e Benfica. Em média, realizam-se quatro provas por mês, envolvendo um total de 2350 pescadores federados.

Pesca atrai visitantes

Por outro lado, e ainda segundo a autarquia, desde a Primavera que, em média aos fins-de-semana cerca de 550 pescadores rumam ao concelho. Associado ao fenómeno do Fluviário, a pesca desportiva em água doce contribui com um impacto positivo na economia da região demonstrando a importância da valorização através do investimento autárquico nas potencialidades dos recursos naturais deste território.

O Fluviário, a gastronomia e o alojamento de qualidade, bem como as pistas de pesca e as paisagens, têm sido os factores mais importantes para a dinâmica económica do município de Mora, que no seu conjunto atraem em média, 8000 visitantes por mês, valor que supera a população residente (5.000).

Para o ano acolhe o Mundial de clubes reforçando Mora como um dos principais concelhos do País no sector da Pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

ÚLTIMAS NOTÍCIAS MAIS LIDAS