quinta-feira, 9 de junho de 2011

VOLTA AO ALENTEJO EM BICICLETA COMEÇA HOJE E EM DIRETO NA ANTENA SUL

“Alentejana” é única no mundo das bicicletas que ninguém ganhou duas vezes .A Volta ao Alentejo em Bicicleta que começa esta quinta-feira, em Mora, e termina, domingo, em Redondo é a única prova regulamentada pela União Ciclista Internacional que nunca conheceu um vencedor repetido. Até agora, há tantos vencedores como as 28 edições já disputadas desde 1983 e ainda não será este ano que será alterado o estatuto.

No pelotão que amanhã começa a rolar não surge um único nome dos homens que no passado já ganharam a prova alentejana. Uma das novidades deste ano é a atribuição do Troféu Xavier Tondo ao vencedor da 29ª Volta ao Alentejo em homenagem ao corredor que em 2005 inscreveu o nome no palmarés da competição e que faleceu recentemente.

À partida da ”Alentejana” alinham 117 corredores em representação de 16 equipas que começam por se concentrar junto ao Parque de Feiras e Exposições de Mora de onde vão largar em direcção a Campo Maior. Esta primeira etapa, a mais curta, tem quase 167 quilómetros passando por Pavia, Galveias e Alter do Chão onde há metas volantes e Monforte onde foi colocada uma contagem para o prémio da montanha. A chegada a Campo Maior vai acontecer junto ao Estádio Capitão César Correia.

No segundo dia, sexta-feira, dia 10, realiza-se a tirada mais longa deste ano que começa por concentrar a caravana na Praça da República no centro de Vila Viçosa. O percurso de 176,6 quilómetros, após partida da capital do mármore é pontuado pelas metas volantes em Reguengos de Monsaraz, Serpa e Minas de S. Domingos antes de ser concluído junto aos Bombeiros Voluntário de Mértola.

Aljustrel será palco de partida para a terceira etapa, no sábado, dia 11. A prova começa às 11h30 largando o pelotão do Parque de Feiras e Exposições. As metas volante estarão instaladas em Torrão, Portel e São Pedro do Corval. A subida a Monsaraz, a poucos quilómetros da chegada, - prémio de montanha de 3ª categoria, poderá começar a ajudar a definir a ordem de chegada dos corredores à Praça da Liberdade em Reguengos de Monsaraz.

O derradeiro dia de competição, domingo, 12 de Junho, começa em Montemor-o-Novo junto às piscinas. As metas volantes de Alcaçovas, Redondo (primeira passagem do pelotão pela zona de meta) e Bencatel e ainda a travessia da Serra de Ossa (prémio de montanha de 3ª categoria) são os pontos “quentes” de uma jornada de quase 170 quilómetros que termina em Redondo.

As partidas das quatro tiradas da 29ª Volta ao Alentejo acontecem sempre às 11h30 e as chegadas por volta das 15h30.

Vencedores nos últimos 6 anos

2010 - David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira)

2009 - Maxime Bouet (Agritubel)

2008 - Hector Guerra (Liberty Seguros)

2007 - Manuel Vázquez (Andalucia Cajasur)

2006 – Sérgio Ribeiro (Barbot-Halcon)

2005 – Xavier Tondo (Catalunya-Angel Mir)

EQUIPAS na 29ª Volta Alentejo

Tavira – Prio

Bicicó

CC Spol Caixanova (ESP)

Onda Boavista

Mortágua - Basi

ORBEA (ESP)

LA Alumínios - Antarte

Liberty Seguros – Sta. Maria Feira

KTM Murcia (ESP)

Barbot – Efapel

ASC – Vitória – RTL

Rabobank Continental (NL)

Louletano – Loulé Concelho

Maia Bike Team

La Pomme (FR)

Cartaxo CV– C.C. JM Nicolau

Pauperval – Est. D. António - Valongo

A 29 ª Volta ao Alentejo é uma organização conjunta da Lagos Sports e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) com o apoio de Delta Cafés, Kia, Liberty Seguros, RTP, Jogos Santa Casa, edp, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Shimano, Copigés, Mobilift, Fonte Viva, Cision, Powerbar, DietSport, Aluvia Rent-a-Car e Instituto Geográfico do Exército e dos Municípios de Mora, Campo Maior, Vila Viçosa, Mértola, Aljustrel, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo e Redondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

ÚLTIMAS NOTÍCIAS MAIS LIDAS