sábado, 29 de outubro de 2011

CASTRO VERDE: NOVOS PROJETOS DESPORTIVOS


A prática de actividade física tornou-se, nos últimos anos, uma necessidade e um hábito cada vez mais regular para a população do concelho. A procura de uma maior qualidade de vida, associada ao exercício físico diversificado e a uma alimentação saudável, tem sido a base para o dinamizar de um conjunto de projectos específicos contextualizados pelo programa Actividade Com’Vida, da Câmara Municipal de Castro Verde (Desporto Sénior, as Escolas de Natação, o Agita a tua Vida!, o Boccia Sénior, as Caminhadas e Passeios de Bicicleta).

Mais recentemente, a Câmara Municipal de Castro Verde deliberou estabelecer um protocolo de colaboração com o Centro de Saúde de Castro Verde com vista à implementação do projecto de actividade física "No Ritmo Certo", destinado a indivíduos com idade superior a 40 anos, com patologia cardiovascular ou que sejam portadores de qualquer factor de risco, nomeadamente indivíduos com diabetes, hipertensão, dislipidémia e obesidade.

O projecto visa essencialmente uma alteração dos factores de risco da doença arterial cardíaca, mas também desenvolver e ajudar o participante a implementar um exercício físico formal, seguro e efectivo, e um programa de actividade física relacionado com o seu estilo de vida proporcionando, ao participante e à família, a informação necessária de modo a maximizar a prevenção secundária.

"Menos Peso, Mais Saúde" é outra das valências recém-criadas pela autarquia, no âmbito do Desporto Sénior, com o objectivo de sensibilizar os alunos, que frequentam essas aulas e cujo estado nutricional se apresente fora dos parâmetros normais, para a prática de hábitos e estilos de vida equilibrados e consequente perda de peso e melhoria do seu estado de saúde geral, através da prevenção do aparecimento de distúrbios metabólicos associados ao excesso de peso e obesidade (diabetes tipo II, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares, etc.).

Assim, mensalmente será efectuada uma avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) e composição corporal dos participantes, acompanhada de uma intervenção da dietista da autarquia com vista à avaliação nutricional do grupo e, posterior aconselhamento, através de um plano alimentar geral adaptado.

Todos os projectos vão decorrer de Outubro a Junho, nas instalações desportivas municipais, contextualizadas pelo programa Actividade Com’Vida. Mais informações sobre estes e outros projectos no Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Castro
 Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

ÚLTIMAS NOTÍCIAS MAIS LIDAS